A rede social que vai revolucionar o teu blog em 2018

quinta-feira, 19 de abril de 2018


Este é mais um post da série em que vos ensino qual a melhor forma de divulgarem o vosso trabalho. No primeiro falei sobre o facebook, e dei 20 dicas que podem ver aqui . 

Já lá vai o tempo em que o facebook e o instagram eram as principais redes sociais e as que mais atraíam pessoas para o vosso blog. Hoje estamos numa nova realidade e emergiram duas redes sociais neste contexto: o Google+ e o Pinterest. Não que já não existissem, mas lá fora as bloggers estão a começar a ver o potencial destas redes e eu acredito que isso é algo que devemos trazer para Portugal.

instagram baseia-se apenas numa partilha de fotos, o que é perfeito para quem fala sobre moda e beleza, por exemplo. Mas no meu caso isso não ajudava muito, porque não falo sobre os meus outfits ou sobre "pessoas". É díficil mostrar a produtividade ou a gestão de tempo e de tarefas através de fotografias certo? Com certeza tenho bloggers que me acompanham e que sentem o mesmo, Eu adoro o instagram, mas não é a rede certa para divulgar o meu trabalho e o que escrevo por aqui.

E é aqui que entra o meu querido Pinterest . Perguntei há algum tempo no instastories se gostariam de aprender mais sobre ele, e a vossa resposta foi muito positiva. Por isso, cá estou eu para vos falar de tudo o que podem conseguir ao dar-lhe uma oportunidade!

Quais são as vantagens do uso do Pinterest?


1. Aumento do tráfego

Todas as bloggers querem que aquilo que escrevem chegue ao maior número de pessoas possível e com o Pinterest isso realmente vai acontecer. As imagens que partilhamos lá podem ser "repostadas" por qualquer pessoa e isso faz com que o vosso alcance aumente de uma forma considerável. Só para terem uma noção, diariamente eu consigo cerca de 1000 visualizações vindas do pinterest e apenas umas 50 vindas do instagram ou facebook. Como consequência, o tráfego direto e a taxa de rejeição acabam por diminuir, já que as pessoas que vêm pelo Pinterest têm, geralmente, interesse no tipo de conteúdo que vocês escrevem e acabam por ver outros posts relacionados.


2. Permite encontrar inspiração

Através do uso desta rede social vocês podem encontrar todo o tipo de informação e conteúdo, sobre qualquer assunto, por isso é realmente uma forma poderosa de conseguirem encontrar inspiração, seja para o vosso dia-a-dia, seja para o vosso blog. Desta forma também conseguem adquirir muito conhecimento e estudar acerca de vários temas, o que vai enriquecer a maneira como escrevem e como chegam ao vosso público. Além disso, o Pinterest permite a criação de moodboards, que são basicamente quadros (as pastas) sobre qualquer tema, em que estão reunidas todas as vossas inspirações, o que é muito útil quando querem fazer um projeto, por exemplo.


POSSO ROUBAR-TE 2 MINUTOS?

Se tens um blog, esteja ele no início ou não, provavelmente já pensaste em formas de o rentabilizar. A forma como te organizas, comunicas e divulgas aquilo que partilhas é uma parte essencial no processo de chegar ao contacto com as marcas (e com os teus leitores também, claro). Por isso, aconselho a leitura do livro Ser Blogger, onde vais poder encontrar todas estas dicas – e muitas outras – para teres um blog de sucesso. / A Wook envia para QUALQUER parte do mundo, e é um site que eu recomendo a 100%. /


3. Permite divulgar mais facilmente

Com o Pinterest a única coisa que precisam de fazer para divulgarem os vossos posts é carregarem a imagem que querem na vossa conta e associarem o link do post a essa imagem - assim que as pessoas carregarem na foto são direcionadas para o vosso blog. Também podem instalar o botão do pinterest no vosso navegador desta forma e assim conseguem pinar imagens diretamente do vosso blog ou de qualquer site que visitem.
Neste contexto, as próprias pessoas que vêm e salvam os vossos pins estão a ajudar-vos também na divulgação, porque vão fazer com que essa foto chegue a mais pessoas.
É importante não esquecerem que, para uma divulgação mais eficaz, as imagens que utilizam devem ser adequadas ao formato da rede social e devem ser apelativas - devem mesmo criar uma identidade visual para o vosso blog, isso faz com que as pessoas associem a imagem diretamente ao vosso trabalho. Podem criá-las através do Canva , por exemplo.

4. Criação de uma conta comercial

Se querem associar a vossa conta no pinterest ao vosso blog, a melhor forma de o fazerem é transformarem a vossa conta num perfil comercial, podem ver como aqui . Com este tipo de perfil podem acompanhar as vossas estatísticas, ver quais são os pins mais salvos, mais clicados, etc; além disso podem perceber qual é o perfil do público que mais vos acompanha, o que é muito importante para conseguirem perceber qual a melhor forma de o alcançar.

Quando guardam uma imagem do vosso blog numa das vossas pastas e escrevem uma descrição com as palavras chave estão a criar pins avançados, que aparecem mais nas pesquisas e têm mais hipóteses de serem clicados.

Como podem ver existem imensos motivos para darem uma oportunidade a esta rede social que está cada vez mais a afirmar-se e a permitir que o nosso trabalho seja mais divulgado! Tenho a certeza que quando começarem a ver os resultados que o Pinterest gera não vão querer mais utilizar as redes mais convencionais para mostrarem o vosso trabalho. Espero que este post vos tenha ajudado de alguma forma!

5. Muda a tua identidade visual do Pinterest

A identidade visual é um dos fatores mais importantes para atrair visitas para o teu blog. Existem várias formas de o fazeres, inclusive posso fazer um post sobre isso dando várias dicas. Entretanto, eu mesma posso fazer isso por ti. Entra em contacto através do email planyar@hotmail.com.



3 comentários

  1. Eu adorooo o Pinterest! E também tenho apostado no Google+

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  2. A reflexão do seu post é muito interessante. O Google+ vai terminar, o Facebook mudou muito, sem falar nos recentes escândalos de segurança. Particularmente, acho a interação no Instagran estranha, falta o compartilhamento de posts. Tenho aprendido muito sobre o Pinterest e estou aprendendo a valorizá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que com a mudança nos algoritmos das principais plataformas temos que nos direcionar para outros lugares que possam potenciar o nosso trabalho.
      Obrigado! Um beijinho, Vera

      Eliminar

© planyar. Design by FCD.