A verdade que ninguém conta sobre organização

domingo, 15 de julho de 2018


Ultimamente este é um assunto em que tenho pensado bastante. Falamos muito de organização - pessoal, financeira, profissional, de estudos, de tempo, etc - mas nunca pensamos no impacto que esta prática pode ter na nossa vida.

Ao contrário do que leio em muitos livros e blogs, eu acredito que a organização é um hábito positivo, sim, mas que deve ser implementado aos poucos na rotina de cada um, e não de uma só vez. Não vai adiantar nada quererem arrumar todos os papéis em casa, todos os armários num dia, revirar a vida do avesso para, de repente, organizar tudo.

Claro que quem tem este hábito há muito tempo vai conseguir arrumar tudo em pouco tempo. Mas quem nunca o fez, posso garantir-vos, não vai conseguir mudar de um dia para o outro.

Além disso, é importante termos uma coisa muito presente na nossa cabeça: organizar é uma forma de simplificar, não pode deixar-nos nervosos e ansiosos. Esta é a verdade que nunca nos dizem. De que adianta ter a roupa toda organizada por cores e feitios se no dia-a-dia isso não é prático e não se encaixa numa rotina normal? Se arrumamos tudo num dia e passado uma semana vai estar tudo de pernas para o ar mais vale não arrumar.

Cada pessoa tem de encontrar uma forma de arrumar (ou de organizar) que realmente some algo e simplifique, mesmo que ninguém o faça dessa forma. Os livros e os artigos que encontramos no pinterest são perfeitos para estudarmos e aprendermos novos métodos, que podemos e devemos pôr em prática, testar, e ver se funcionam para nós! Mas depois disso temos que criar os nossos próprios métodos, aqueles a que nos adaptamos de forma natural, sem esforço.

Por isso, queria passar-vos esta mensagem hoje: organização é uma ferramenta - apenas - que serve para várias coisas: gerir tempo, espaço, metas, dinheiro, aulas, coisas relacionadas com a nossa profissão e tantas outras! Só isso. Não deixem que um bichinho entre no vosso subconsciente e vos faça acreditar que têm de fazer tudo o que vão lendo por aí. O que funciona para mim pode não funcionar para vocês e vice-versa. O que nós, bloggers, fazemos, sempre, é contar as nossas experiências e partilhar convosco aquilo em que acreditamos.

Vão por vocês e entendam de que forma é que a organização pode agregar na vossa vida.

A casa mais organizada do Mundo


Já conheço este canal de youtube há muitos anos. Basicamente é uma blogger que tem a casa mais organizada de sempre - acredito que isto seja real, porque nunca vi nada assim. A questão que se coloca é: isto funciona mesmo no dia-a-dia? Conseguimos mesmo fazer com que toda a gente numa casa se "submeta" aos nossos métodos de organização? Na minha opinião, tudo o que é demais é exagero.

Mais uma vez, organizar deve ser algo simples, natural, sem esforço. E a nossa casa deve ser um lugar tranquilo e acolhedor, nada do que seja demasiado categorizado pode ser natural. O que é que vocês pensam sobre isto?

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.