10 Dicas para conciliar trabalho/faculdade com o blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018


O assunto de hoje vem mesmo a calhar neste mês de exames (que, finalmente, está quase a chegar ao fim). Sei que há muita gente que trabalha e que tem de conciliar isso com os estudos e esta fase deve ser extremamente complicada para essas pessoas.
Mas ainda assim existem muitas bloggers nesta situação, tal como eu, e por isso decidi trazer um post que vos vai ajudar, com algumas dicas de como podem conciliar, de uma forma mais simples e eficaz, as duas coisas: trabalho/faculdade e blog.

1. Ter uma agenda


Ainda é preciso falar da importância desta ferramenta no dia-a-dia de qualquer pessoa? A verdade é que sinto que digo sempre isto nos meus posts sobre organização. Mas se isso acontece é porque há um motivo certo? Eu só funciono se tiver um papel ao meu lado com uma lista de tudo o que tenho para fazer naquele dia, não há hipótese. Uma agenda é fundamental neste caso porque nela podem apontar todas as tarefas relativas ao dia: desde aulas, a pequenas coisas para o vosso blog.

2. Criar um horário


Vem em seguimento da agenda, porque se criarmos um horário que nos permita ver, rigorosamente, as horas que temos vagas do trabalho/faculdade, podemos aproveitar algum desse tempo para dedicar ao blog, nem que seja meia hora por dia, ou uma hora duas vezes por semana.

3. Fazer listas


Esta dica vem em seguimento das duas anteriores – está tudo relacionado, podem acreditar. Se vocês são aquele tipo de pessoa que não consegue ter uma agenda porque não funciona com “demasiada” organização, peguem num caderno e escrevam TUDO o que precisam de fazer no dia. Usem cores para definir prioridades por exemplo, isso vai facilitar o trabalho e a visualização da lista. Se não quiserem listar todo o vosso dia, façam apenas uma lista para o post que estão a escrever, tenho a certeza que vai ajudar muito! O que acaba por nos levar ao próximo ponto…

4. Ter um caderno de anotações


Para além da minha agenda, tenho um caderno de argolas A5 em que aponto tudo sobre o blog (já vos tinha falado sobre isto). Deixo a agenda para agendar os posts e marcar que em tal dia tenho que escrever tal post, mas uso o caderno para apontar ideias, projetos (como as colaborações e rubricas) e sobretudo o planeamento dos meus posts, ou seja, como costumo escrever em tópicos, faço sempre uma lista de tudo o que quero falar, e quando é uma review, por exemplo, faço uma espécie de quadro com pontos positivos e negativos. Em vez do caderno podem ter uma aplicação no telemóvel ou computador, mas isso é assunto para um próximo post.

5. Ter dias fixos para publicar


Antigamente não era uma coisa que eu punha em prática, mas agora acho que faz toda a diferença e que é capaz de ajudar, uma vez que, ao sabermos que temos que publicar, por exemplo, à segunda e à quinta, já planeamos toda a nossa vida (tempo livre) para que naquele dia tenhamos o post preparado, o que leva a outro ponto – mais uma vez – que é…

6. Não preparar o post no dia em que vai ser publicado


E porquê? Porque há sempre alguma coisa que dá errado no dia em que temos que publicar, há sempre imprevistos, eu falo por mim. Por exemplo, vou publicar este post no dia 24 de janeiro, mas estou a escrever no dia 17 de dezembro, porque como vos expliquei, janeiro é um mês de exames e é impensável preparar posts nesses dias. Então, acho que é uma boa dica: escrevam e fotografem com tempo.

7. Tirar um dia para fotografar/pesquisar/criar imagens


Outra coisa que aconselho bastante é vocês dedicarem um dia, um tempo vá, que vocês tenham livre para fotografar as “imagens” dos vossos posts – caso usem imagens vossas – ou para procurar imagens de boa qualidade em bancos de imagens, como o PinterestTumblrWeheartit ou outros. Ou ainda criar as vossas capas de posts e infográficos para divulgação. Ter as imagens prontas com tempo é meio caminho andado para o post ficar completo e bem feito, confiem em mim!

8. Aproveitar as pausas do trabalho/faculdade para divulgar e comentar


Sabem aquela hora de almoço em que estão sozinhas e o tempo teima em não passar? Ou, aqui só para nós, aquela aula que está a ser uma seca e vocês não estão a perceber nada mas tem presenças obrigatórias? Então… Essa é a altura ideal para vocês, ou fazerem a divulgação dos vossos posts, ou interagirem com o vosso público nas redes sociais, ou entrar noutros blogs para ver e comentar o trabalho de outras bloggers. Podem fazer tudo isso através do vosso telemóvel e vai poupar o tempo “livre” que vocês iam dispensar para fazer estas coisas.

9. Usar plataformas para facilitar a divulgação


Como vocês sabem, faço parte de um grupo de bloggers que testou, desde o início, uma plataforma chamada Swonkie, podem conhecer aqui. Este tipo de plataformas permite, não só, no caso da Swonkie, escrever os nossos posts, como divulga-los automaticamente em todas as redes sociais assim que publicamos no blog e ainda agendar divulgações específicas em cada uma das redes sociais. Isto é tipo o paraíso para qualquer blogger e acreditem que facilita em tudo a nossa vida. Outras plataformas do género: HootSuite , Buffer e PostPlanner .

10. Saber lidar com as falhas


Para terminar, mas não menos importante: é fundamental sabermos lidar com as nossas falhas. Quando as coisas correm mal e por algum motivo não conseguimos fazer um post, ou publicar num certo dia, não podemos entrar em stress e achar que somos más bloggers e que não devíamos ter um blog. Tudo bem que quem nos acompanha está à espera dos nossos posts e de bom conteúdo da nossa parte, mas toda a gente tem dias e fases menos boas e com certeza as vossas leitoras vão entender isso.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.