10 formas de bombar no instagram

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Quase todas as bloggers que conheço são apaixonadas pelo instagram e esta é a rede social que mais utilizam, quer para divulgar o blog, quer para interagir com os seguidores, mas sobretudo para postar fotos bonitas. Eu própria adoro e passo horas a ver as fotos de pessoas que sigo, que não sigo, a ver o stories, enfim ahah

Mas, na realidade, se queremos chegar a mais pessoas e divulgar o nosso trabalho através do nosso perfil do instagram, há coisas e regras que temos que aplicar para aumentar o nosso alcance, sobretudo depois da aplicação ter lançado o novo algoritmo em que as fotos aparecem por ordem de popularidade e não por ordem cronológica.

Não posso dizer que o meu instagram é super popular, mas estudo muito sobre o assunto e reuni algumas dicas para vos ajudar a aumentar o vosso alcance e chegar ao vosso público da melhor forma possível.

DICA 1

INTERAGIR NOUTRAS CONTAS

Esta é a dica que vejo por todo o lado: interagir noutras contas, principalmente do estilo da vossa, faz com que as pessoas conheçam o vosso perfil e, se gostarem, seguirem. E por interagir entenda-se não só dar gostos aleatoriamente, mas comentar (com sentido) e de acordo com a foto e com a legenda, procurar conhecer o trabalho da pessoa além do instagram, etc.

DICA 2

USAR HASHTAGS RELEVANTES

Não sei se já ouviram falar disto, mas há pouco o instagram lançou um processo chamado shadowban que basicamente baniu muitas das hashtags que eram utilizadas por milhões de utilizadores. Por outro lado, este processo também fez com que algumas contas que utilizavam sempre o mesmo conjunto de hashtags fossem eliminadas.
Com isto, quero reforçar que é importante usarem # relevantes, ou seja, que tenham a ver com cada foto individual que publicam e apenas duas ou três que sejam mais gerais.

DICA 3

TER UMA BOA BIOGRAFIA

Cada vez que alguém entra no vosso instagram quer ver a identidade de quem publica. As vossas fotos contribuem para isso, claro, mas não o fazem sozinhas. É fundamental que digam na vossa biografia o que é importante que as pessoas saibam sobre vocês. Se são bloggers/youtubers digam-no, deixem o vosso site. Mas não encham tudo com as vossas redes sociais.Digam o que estudam, por exemplo, em que cidade vivem, ou deixem uma frase que vos inspira.
Também é fundamental que deixem, bem explícito, um email para que as pessoas (ou marcas) vos possam contactar.


DICA 4

SEGUIR CONTAS PARECIDAS

Ao seguirem contas parecidas com as vossas e que transmitem aquilo que vocês pretendem transmitir, a vossa conta vai aparecer mais facilmente para o público que segue essas contas e, consequentemente, vão conseguir chegar a essas pessoas também. Além de que é uma ótima forma de se manterem inspiradas.

DICA 5

ORGANIZAR O FEED

Eu sei, já muita gente falou sobre isto. Mas não quero ser mais uma a dizer para usarem o mesmo filtro em todas as fotos, isso já passou um bocadinho à história. Cada vez mais é importante reforçar que devem postar fotos que só por si façam sentido, transmitam uma mensagem, e não postar só porque fica bonito no feed.
Claro que postar sempre o mesmo tipo de fotos (selfies, por exemplo) acaba por cansar e torna-se menos apelativo para quem visita o vosso perfil, por isso intercalem vários géneros de fotos, mas não deixem de postar algo só porque não vai ficar tudo perfeito. Os vossos seguidores querem, sobretudo, ver a vossa identidade. Este feed mostra isso na perfeição.

DICA 6

USAR UMA EDIÇÃO MAIS PROFISSIONAL

No seguimento da dica anterior, é importante que, mesmo que não tenham uma máquina fotográfica incrível, tentem dar um ar mais profissional às vossas fotos. Abaixo seguem algumas sugestões de aplicações que uso e aconselho para tratarem das vossas fotos. E não tenham medo de usar filtros diferentes, nem edições diferentes, desde que as fotos combinem entre si. Para conseguirem montar o vosso feed antes de publicar, podem usar uma app chamada Preview , que é bastante simples.


DICA 7

PENSAR EM CADA FOTO

Se o vosso objetivo é trabalhar com o instagram é bom que as vossas fotos transmitam a mensagem de que foram pensadas e não apenas tiradas aleatoriamente. Procurem novos ângulos, novos efeitos, que mostrem a vossa diferença em relação aos outros. Às vezes vemos fotos incríveis e queremos só copiar, mas tudo o que é igual deixa de ter sucesso.

DICA 8

ESCOLHER OS MELHORES HORÁRIOS

Uma pesquisa breve no google vai mostrar-vos quais os melhores horários para publicar em cada rede social. No entanto, decidi não fazer uma infografia sobre isso porque, no caso do instagram, cada caso é um caso. Tudo vai depender dos vossos seguidores e do vosso alcance.
Mas como descobrir qual o melhor horário?

DICA 9

TER UMA CONTA PROFISSIONAL/COMERCIAL
A minha dica é que tornem a vossa conta numa conta profissional: desta forma conseguem ver todas as estatísticas, não só de cada foto individualmente, mas também do vosso perfil em geral, do vosso stories, etc. Com a conta profissional vão poder ver qual é o horário em que os vossos seguidores estão online e escolher, assim, a melhor hora para publicar.

DICA 10

INTERAGIR NO STORIES

Uma forma simples de chegarem mais perto dos vossos seguidores é usarem o stories para interagir com eles. Mostrar produtos, rotinas ou até o vosso almoço. Podem também fazer diretos para falar com eles sobre determinados assuntos. Outra dica que funciona é publicarem a foto de determinado produto (por exemplo) no vosso perfil e deixarem na legenda que vão mostrar no stories como o utilizam e fazer uma review por lá - ou vice-versa. Assim conseguem que os vossos seguidores se mantenham atentos ao vosso perfil.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.