20 formas de divulgar um post no facebook

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Ter um blog não é só investir tempo e criatividade para fazer bons conteúdos. É preciso fazer algo para que esses conteúdos cheguem às pessoas e para que, aos poucos, comecemos a ter um público fiel que acompanha todos os passos, ainda que pequeninos, do nosso trabalho.

Neste sentido a divulgação é extremamente e importante e pode ser feita das mais variadas formas. Hoje em dia temos à nossa disposição inúmeras redes sociais que podem ser usadas com esse fim, mas as minhas favoritas são o facebook, o pinterest e o instagram. Por isso, com base na seleção dos meus sites favoritos para divulgar os posts, vou trazer-vos algumas dicas de como o podem fazer. Serão 3 posts, um para cada rede social, onde vocês vão poder aprender a tirar vantagem daquilo que usam diariamente para divulgar o vosso trabalho. Vamos começar pelo facebook:

1. Ter uma fanpage


Já devem ter uma, mas se ainda não têm, o melhor é criarem já. A partir da vossa página podem chegar ao vosso público de forma rápida, uma vez que a maioria das pessoas passa muitas horas por dia no facebook. Não se preocupem com números, preocupem-se em conseguir seguidores que realmente tenham interesse nos vossos conteúdos, afinal o objetivo é conseguir visitas para os vossos posts.

2. Ser autêntico


Serem vocês mesmos é das coisas mais importantes quando se trata de divulgar o vosso trabalho. Os posts e o blog foram criados por vocês e devem refletir a vossa identidade, tal como os métodos que utilizam para os divulgar.

3. Ser consistente


Não ficar muito tempo sem publicar conteúdo na vossa página (assim como nas outras redes sociais) é muito importante para que as pessoas não achem que simplesmente desistiram do vosso blog. Ainda que não publiquem no blog com tanta frequência, divulguem conteúdos antigos e outras coisas do vosso interesse.

4. Definir bem o público-alvo


O meu público-alvo são mulheres entre os 18 e os 40 anos que gostem de organização, no geral. Também faço conteúdo específico para bloggers e para estudantes, mas para lerem os meus posts as pessoas têm de ter um gostinho pela organização - ou pelo menos terem vontade de começar a ser mais organizadas. Ter isto bem definido é importante porque são essas pessoas que vocês querem atrair para a vossa página, para que quando façam uma divulgação as pessoas visitem o vosso blog.

5. Publicar bom conteúdo


É importante criarem bom conteúdo, tanto para o blog como para qualquer rede social. Mas de que adianta publicar e divulgar posts diariamente se eles forem vazios de conteúdo e de boa informação? Eu publico no blog uma vez por semana e faço divulgações desse post e de outros antigos durante toda a semana na minha página. Se tiverem conteúdo relevante vão atrair mais pessoas para o blog.

6. Partilhar coisas sobre o nicho do teu blog


Na vossa página também podem, e devem, partilhar outras coisas que possam interessar ao vosso público, mesmo que não tenham sido criadas por vocês. Eu costumo partilhar posts de outras bloggers, vídeos e blogs sobre os temas de que eu falo por aqui. O importante é deixar sempre a referência ao sítio de onde retiraram aquele conteúdo.

7. Criar publicações interativas


A melhor forma de terem contacto com o vosso público é fazendo perguntas nas vossas publicações. Por exemplo, quando partilho uma imagem do pinterest sobre organização na cozinha, pergunto sempre se as pessoas também usam aquele método, ou se usam outros, etc.

8. Escolher os horários certos para publicar


Escolham os horários em que mais pessoas estão online para divulgar o vosso conteúdo, assim as pessoas podem ver imediatamente e aceder ao vosso blog.

9. Publicar posts criativos e motivacionais


Como disse anteriormente não precisam de divulgar apenas os vossos posts na vossa página do facebook. Criem também outras publicações, apenas para divulgar por lá, em que podem dar dicas, conselhos e deixar inspiração e motivação para quem vos acompanha.

10. Usar imagens originais e apelativas


Eu divulgo sempre outras imagens do pinterest para interagir com o meu público, mas o melhor é usarem fotografias ou infográficos criados por vocês. Todas as imagens que uso aqui no blog são criadas por mim num programa chamado Canva . 

11. Criar vários snippets para os diferentes grupos


Os snippets são aqueles textos ou frases que vocês deixam antes do link quando fazem uma divulgação de um post. Aprendi recentemente que devemos criar pelo menos 10 snipets para divulgar cada post que façamos, caso contrário torna-se cansativo e quase um "spam" para as pessoas verem a mesma publicação em 500 sítios diferentes.


12. Visitar os posts de outras bloggers que divulgam nos grupos


Os grupos de divulgação não devem ser usados apenas para despejar links. Visitem esses grupos e procurem posts de outras bloggers que também vos interessem. Desta forma vão conhecer blogs novos e até podem deixar os vossos links nos comentários CONSTRUTIVOS que fizerem. 

13. Convidar amigos para gostarem da vossa página


Se conhecem pessoas que podem gostar do vosso conteúdo convidem-nos para fazerem like na vossa página.

14. Divulgar também na conta pessoal


Muita gente ainda não tem à vontade suficiente para mostrar que é a pessoa por detrás do blog. Porém, se toda a gente já sabe que vocês são bloggers não deixem de divulgar os vossos posts na vossa conta pessoal do facebook, quem sabe não ganham novos seguidores!

15. Não fazer spam!


Pelo amor de Deus. Não comentem o link do vosso blog em todas as publicações que virem nos grupos, não partilhem mil vezes a mesma coisa nos mesmos grupos e muito menos entrem em blogs de outras pessoas para dizer "Adorei! Visita o meu blog: xxx". Acho que não é preciso dizer mais nada certo?

16. Seguir e interagir em páginas parecidas com as vossas


Seguir páginas do nosso interesse é ótimo para conhecer outras bloggers, para ter inspiração e para interagir com outras pessoas que partilham os mesmos gostos que nós. Sigam páginas de blogues semelhantes às vossas e interajam nas publicações!

17. Marcar marcas e outras páginas nas publicações


Se vocês estão a partilhar um conteúdo relativo a uma marca ou a outros blogs e páginas não se esqueçam de os identificar. As pessoas vão ver que vocês gostam do que eles produzem e quem sabe não surgem oportunidades de colaborações e parcerias.

18. Fazer sorteios na página


São quase um amor-ódio para as bloggers. Estes sorteios podem realmente trazer público e seguidores que gostam do vosso conteúdo mas também podem atrair as pessoas interesseiras que só querem saber de receber coisas grátis. Há de tudo, garanto. Mas bom, são uma das formas de vocês alcançarem mais público para as vossas páginas.

19. Ter uma ligação para o facebook no blog


blogspot tem imensas opções de widgets que podem colocar para as pessoas colocarem gosto na vossa página assim que entram no vosso blog, usem isso a vosso favor!

20. Participar em grupos do vosso nicho


Não se limitem a participar em grupos de bloggers. Participem em grupos direcionados para os assuntos de que falam no vosso blog. Podem ser grupos de beleza, maquilhagem, moda, organização, existem imensas opções.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.