5 métodos de estudo que funcionam

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Pois é, as férias foram ótimas mas tudo o que é bom acaba depressa e, além disso, eu já estava com saudades de escrever para vocês. Para alegria de poucos o regresso às aulas está aí à porta e muita gente aproveita o início do novo ano letivo para pôr em prática novas técnicas e métodos de estudo para melhorar o desempenho ao longo do ano.

Quanto a mim, sempre gostei de estudar. Claro que há dias em que apetece menos, mas no geral sempre fui muito organizada com o meu estudo e estou sempre à procura de novos métodos para aplicar no dia-a-dia.

Desde que fui para a faculdade (este é o meu quarto ano, o tempo passou a voar) desenvolvi ainda mais essas capacidades de organização de estudo e vou trazer alguns posts deste género ao longo do ano para que possam ir experimentando também.

Por enquanto, deixo aqui os primeiros cinco:

MÉTODO 1
ESTUDAR UMA MATÉRIA DE CADA VEZ E EM HORAS SEPARADAS

Acho que posso dizer que a partir do 5ºano as coisas começam a complicar-se: temos muitas disciplinas e pouco tempo para estudar para cada uma delas. Claro que o grau de dificuldade vai aumentando à medida que avançamos mas, no geral, é bom que desde cedo comecemos a habituar-nos a organizar o nosso estudo.
Criar um horário semanal onde possamos incluir tudo o que temos para fazer e o tempo em que vamos estudar é fundamental:

1. Comecem por colocar o horário das aulas
2. Percebam os tempos que têm disponíveis e distribuam as disciplinas a estudar por esses tempos
3. Depois de definirem um tempo para cada disciplina ao longo da semana definam o que querem fazer no resto do tempo
Claro que nas semanas de testes este horário tem de ser alterado, ou podem até criar um horário diferente para cada semana dependendo das vossas necessidades. E se algum pai, mãe ou irmão está a ler isto e tem uma fofura pronta para ir para o 5º ano em casa, sentem-se com ele(a) e ajudem-no a fazer o seu horário.

MÉTODO 2
SABER QUANDO SOMOS MAIS PRODUTIVOS

Sei que a maioria das pessoas não pode escolher se vai estudar (em casa) de manhã ou à tarde, porque não somos nós quem decide o horário das aulas. Na faculdade temos isso mais facilitado porque em alguns casos conseguimos flexibilidade para decidir da melhor forma.
No meu caso, este ano vou estar a estudar no Porto, em casa, em vez de ir à faculdade. Terei de ser auto-didata, claro, mas acima de tudo muito organizada. O horário da manhã para mim é o melhor para estudar, porque é quando consigo estar mais concentrada e ser mais produtiva. Geralmente deixo a noite/tarde para fazer resumos e de manhã faço exercícios e estudo mais a fundo cada matéria.
Percebam o que funciona melhor para vocês e aproveitem, a sério, esses horários.

MÉTODO 3
FAZER UM SUMÁRIO DAS AULAS (DURANTE OU APÓS)

Comecei a pôr isto em prática há pouco tempo, mas mudou a minha vida. Geralmente estamos nas aulas e apenas deixamos que o tempo passe, estando mais ou menos atentos. Eu comecei a fazer um sumário (ou lista) de cada assunto que falava naquela aula durante a mesma e quando chegava a casa conseguia fazer um resumo básico de tudo o que aprendi - em forma de esquema - e usá-lo mais tarde para estudar.
Se não conseguem fazer isto durante a aula façam assim que chegarem a casa porque vai estar tudo fresquinho na vossa cabeça.

MÉTODO 4
REVER A MATÉRIA COM FREQUÊNCIA

Isto tem a ver com aquilo que os professores nos estão sempre a dizer: não deixar tudo para estudar na véspera. Se formos revendo a matéria ao longo do tempo, e a compreendermos, na altura de testar conhecimentos vai estar tudo muito presente na nossa memória e não existe a necessidade de fazer diretas antes dos testes e exames. Vocês sabem que é verdade ahah

MÉTODO 5
TER O MATERIAL DE UMA CADEIRA TODO JUNTO

Último mas não menos importante: pelo amor de Deus sejam organizadas(os)!
Podem até ter um único caderno para levar para a faculdade e apontar tudo de qualquer maneira, mas ponham tudo direitinho quando chegam a casa. Na faculdade escrevo tudo com uma letra péssima e nada organizado num caderno e quando chego a casa passo a limpo para folhas soltas. Assim posso guardar fichas, esquemas, artigos e matéria num separador de uma capa e deixar tudo junto para que nada se perca.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.