6 ETAPAS para separar o que já não usas

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Depois da tragédia que cobriu o país este verão e há cerca de duas semanas vi por aí imensas campanhas para ajudar quem perdeu as suas casas e os seus bens e consegui entrar em algumas aqui na zona onde moro. Doei sobretudo roupa, mas também coisas de casa que já não usamos tanto, como toalhas e roupas de cama.

Como vocês também devem ter visto, os itens que eram pedidos eram os mais variados, visto que arderam casas completas e as pessoas ficaram sem absolutamente nada. Claro que mesmo tentando ajudar, tudo o que chega às pessoas não é suficiente, mas pelo menos podemos amenizar um bocadinho a tristeza delas e possibilitar a que consigam refazer a sua vida.

No meio de todas as arrumações cá em casa lembrei-me que podia fazer um post aqui para o blog com dicas de como vocês podem separar tudo o que já não usam e passar isso para outras pessoas que vão usar as vossas coisas e que vão ficar muito felizes com o que para vocês já não tem utilidade.

1. Tirar um dia só para isso ou ir arrumando um móvel/divisão por dia ou por semana


A ideia é arrumar tudo o mais rápido possível, eu sei. Mas se vocês não estão habituadas a este tipo de organização e se têm dificuldades de concentração na hora de separar estas coisas, o melhor é tirarem um dia por semana ou um bocadinho do vosso dia, nem que seja uma meia horinha, só para arrumar um móvel ou uma divisão da casa.

2. Tirar tudo de dentro do móvel


Eu sei que esta dica não vai resultar com toda a gente, mas para mim é a única forma de conseguir ver tudo o que está lá dentro e arrumar. Por isso, tirem absolutamente tudo de dentro do móvel - ou tirem as coisas gaveta por gaveta - e ponham tudo num lugar seguro e limpo, tipo em cima da cama.

3. Perguntas essenciais


No momento de organizar as coisas, existem questões que vocês têm de fazer a vocês próprias para saberem realmente o que precisam de passar para a frente e tirar de vossa casa e da vossa vida. Algumas delas são:
  1. Usaram no último meio ano?
  2. Combina com alguma coisa que têm no vosso armário?
  3. É confortável e faz-vos sentir bem?
  4. Está em bom estado?
  5. Tenho algo muito parecido com isto?
  6. Isto tem significado na minha vida? (se foi oferecido ou herdado de alguém especial)
  7. Vai fazer falta em casa?
Estas perguntas servem para vocês adaptarem a qualquer item que queiram organizar e separar.

4. Separem por categorias


Separem as vossas peças/itens por categoria - doar, vender, deitar fora. Geralmente as peças de roupa eu raramente deito ao lixo, a menos que esteja mesmo em mau estado, manchado e tal. Mas há realmente muita tralha e muito lixo que nós vamos juntando nos nossos armários, muita papelada desnecessária, cartões de visita sobre tudo e mais alguma coisa, etc, que precisa só de ir direto para o lixo.

5. Limpar


Depois de separarem tudo por categorias é fundamental que limpem o móvel ou a divisão que estão a arrumar antes de voltarem a guardar tudo. Acumula sempre imenso pó nos móveis, não só por fora, mas também por dentro, então mantenham pelo menos umas toalhitas de limpeza por perto.

6. Guardar tudo de forma funcional


O que é isto significa? Não adianta nada vocês arrumarem de uma forma toda bonitinha se vocês não vão conseguir manter isso por muito tempo. Eu gosto, por exemplo, de organizar as minhas roupas por tipo, estação e cores, e isso funciona muito bem para mim porque é muito fácil de manter arrumado.
Mas ideia é que vocês arrumem e organizem de uma forma que seja fácil para manter no vosso dia-a-dia.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.