9 formas simples de organizar a cozinha

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Mais uma vez: tudo na vida se resume a organização. Vocês podem até ter uma cozinha muito pequenina mas se souberem e conseguirem manter as coisas organizadas podem tirar o máximo partido do vosso espaço e deixar tudo mais harmonioso. Por isso separei 9 dicas ilustradas para vocês começarem a pôr em prática o mais rápido possível.

Antes de passarmos realmente às dicas, se quiserem ver todos os dias coisas novas sobre organização e decoração em qualquer sítio da casa podem seguir a minha pasta de decor no pinterest.


1. Aproveitar o espaço debaixo da banca


Podem usá-lo para guardar panelas, louça (como eu faço cá em casa) ou os próprios utensílios de limpeza, como na foto. Este espaço é muitas vezes descartado porque na maioria dos casos existe canalização, mas ainda tem aproveitá-lo com gavetas ou portas e ficar com uma boa área de arrumação.

2. Esconder os eletrodomésticos


Quase todas as casas que encontramos no pinterest têm cozinhas extremamente minimalistas. No entanto, não acho que cozinhas perfeitas existam, até porque temos que manter as coisas funcionais e há certos eletrodomésticos que temos que deixar à mão - como a máquina de café, por exemplo. Apesar disso, guardar os eletrodomésticos que não utilizamos diariamente dá espaço à bancada e a cozinha fica com um ar muito mais arrumado.

3. Ter um armário que sirva de despensa 


Também podem ter uma espécie de "compartimento" secreto como na fotografia. Eu, pessoalmente, adoro. Cá em casa não tenho condições de o fazer, mas há móveis de prateleiras altos e com bom preço que podem usar como despensa aí em casa e manter todos os alimentos sempre à mão.

4. Guardar os tupperwares por alturas e tipos, separados das tampas


Já apliquei esta dica cá em casa há muito tempo. Apesar de praticamente ninguém ter os tupperwares todos iguais e do mesmo tipo, dá sempre para fazer este género de organização. Basta empilharem os que couberem uns dentro dos outros e arranjarem uma caixa para separar as tampas. Juro que funciona!

5. Guardar a louça de forma funcional


A louça que usamos no dia-a-dia tem que estar sempre à mão e fácil de pegar. Podem organizar os pratos do mesmo tipo empilhados num armário ou, se tiverem hipótese, podem usar gavetas para o fazer. Estas já são "adaptadas" de forma a que seja mais fácil chegar a toda a louça, mas se as vossas forem fundas dá perfeitamente para organizar.

6. Guardar os temperos perto do fogão


Quando estamos a cozinhar devemos ter sempre os temperos por perto. Usar o espaço ao lado do fogão, que quase nunca é utilizado, para criar uma porta onde guardar os temperos é uma forma de aproveitar todo o espacinho livre e ainda tornar a cozinha mais funcional.

7. Usar caixas organizadoras para vegetais


Cá em casa não deixamos coisas como as batatas e as cebolas na cozinha, porque temos espaço exterior de sobra para guardar esse tipo de coisas que geralmente compramos em grandes quantidades. Mas se moram num apartamento ou numa casa pequena, ou mesmo se compram só estas coisas para um curto período de tempo, podem guardá-las dentro de armários usando caixas que sejam fáceis de lavar (porque acabam sempre por ficar muito sujas).

8. Usar o espaço das prateleiras


Muitas vezes usamos este espaço apenas para decoração, mas o que é certo é que dá para organizar alimentos, em frascos ou caixas bonitos. Isto permite que não ocupem outro espaço qualquer da vossa cozinha com estas coisas e se conseguirem recipientes todos iguais torna o ambiente muito harmonioso.

9. Usar potes/recipientes para guardar condimentos


Geralmente temos tendência a deixar estas coisas (como arroz, massa, farinha ou açúcar) nas próprias embalagens, mas isto nem sempre é prático porque temos que usar sempre uma mola ou algo do género para fechar os sacos, é difícil de organizar, etc. Então, uma boa forma de resolver isto, é mais uma vez usar potes, frascos ou recipientes com tampa - encontram baratos em lojas dos chineses, por exemplo - para armazenar estes alimentos. Se não quiserem usar a dica das prateleiras ou se não tiverem necessidade podem usar os vossos armários mesmo.
.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.