As 7 coisas que deves incluir no teu media kit

sexta-feira, 21 de setembro de 2018


No post de hoje venho explicar-vos direitinho o que é um Media Kit e porque é que todas as bloggers/youtubers deviam ter um.
Quando comecei neste mundo de blogs não pensei em fazer um media kit por duas razões: não sabia bem o que era, para que servia e o que devia incluir e não fazia ideia de como fazê-los. No entanto, com o passar do tempo e com o crescimento do blog fui-me apercebendo de que muitas vezes queria contactar uma marca que adorava mas não tinha como apresentar-me de forma decente. Não tinha como mostrar de uma forma simples o meu trabalho e os números - que acreditem ou não, fazem diferença na hora de encontrar parcerias. No entanto, não se foquem só nos números. Bom conteúdo é melhor do que números altos.
Então, o que é afinal um media kit?
Um Media Kit é um documento, geralmente em PDF, que contém todas as informações sobre uma empresa ou marca, no nosso caso, sobre o nosso blog e/ou canal do youtube (não esquecendo que pode servir também para apresentar somente uma página do facebook ou um instagram). Basicamente neste documento vocês encontram informações sobre:

A blogger e o blog


Nesta secção devem falar sobre vocês e sobre o vosso blog, que tipo de assuntos abordam, quando é que criaram o blog, etc.

Razão por trás do blog


Porque é que criaram o vosso blog e qual é o vosso objetivo com ele? Que mensagem querem passar para as pessoas que vos acompanham e quais são os vossos ideais?

Redes sociais e estatísticas


As vossas redes socais devem estar associadas ao blog e as marcas vão querer conhecê-las também. Deixem os vossos links e incluam algumas estatísticas e números que considerem relevantes (como número de seguidores, número de like por foto ou por publicação, etc).

Público que pretendem atingir


Aqui devem incluir informações sobre as pessoas que já vos seguem e sobre aquelas que querem atingir. Género, faixa etária, país de origem, etc. O instagram permite ver isto com facilidade se tiverem o perfil como comercial.

Opções de parceria


Que tipo de parceria podem oferecer às marcas? Publipostsbanner no blogreviews, sorteios, divulgação nas redes sociais, o que acharem mais credível. Podem optar por colocar nesta parte que vantagens é que as marcas podem ter se fizerem uma parceria com vocês.

Outras parcerias já existentes


Se trabalham ou já trabalharam com outras marcas também podem colocar isso no vosso media kit. Não é preciso serem grandes marcas, mas é bom que sejam marcas sólidas e consistentes, que se entendam como uma marca de valor

Contactos


Depois de falarem sobre o vosso blog e deixarem um resumo de todas as vossas qualidades convém deixar um, ou vários, meios através dos quais as marcas podem entrar em contacto com vocês. Pelo menos um endereço de email é fundamental.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.