As 7 maiores vantagens de estudar sozinho

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Como muita gente já sabe este ano decidi fazer a licenciatura "à distância". Basicamente estudo em casa e vou à faculdade só para fazer os exames. Foram muitos fatores que me levaram a tomar esta decisão, mas um dos que mais influenciou foi o facto de poder estudar sozinha.

Desde sempre que prefiro estudar sozinha, no conforto da minha casa e ao meu ritmo. Na faculdade isso ainda se evidenciou mais, porque a cada matéria que estudo gosto de pesquisar e aprofundar mais sobre o tema. Afinal é isto que vou fazer no meu futuro.

Sendo tão adepta deste método de estudo, decidi reunir as que são, para mim, as maiores vantagens de estudar sozinha.Isto não serve só para quem está a pensar optar por fazer a licenciatura desta forma, mas para toda a gente que quer encontrar uma boa maneira de fazer com que o seu estudo seja produtivo.

1. Poder estudar num ambiente calmo e sossegado


Quando estudamos sozinhos podemos escolher uma divisão da casa que nos agrade ou um local de que gostemos (como uma biblioteca, por exemplo) e em que consigamos a ter a tranquilidade suficiente para estudar.

2. Não ter distrações e conseguir estar mais concentrado


Se vocês são do tipo de pessoa que prefere estudar em casa, esta é uma das vantagens: há pouco barulho e poucas distrações a impedir a nossa concentração. Geralmente aproveito bem o período em que não está mais ninguém em casa para me focar nas coisas mais difíceis. 

3. Estudar num ritmo próprio


Estudar em grupo pode ser bom, mas nem toda a gente tem o mesmo ritmo, nem o mesmo método de estudo, e isto às vezes pode tornar-se numa distração. Quando estudo sozinha posso levar o tempo que for preciso para entender cada matéria, pesquisar sobre o assunto e até desenvolver mais técnicas que me ajudam a reter aquilo que estou a estudar.

4. Poder escolher o melhor horário para cada coisa


Esta é uma das vantagens que mais me agrada. Nem toda a gente é produtivo na mesma altura do dia, eu gosto de estudar de manhã e à tarde, porque geralmente à noite já estou demasiado cansada. Mas há pessoas que preferem fazer noitadas longas porque se concentram mais à noite. Seja em casa ou noutro espaço qualquer, devemos estudar nos horários em que somos mais produtivos.

5. Poder estudar no conforto de casa


Há coisa melhor do que estudar de pijama à lareira? Para mim não, de todo. Nem sempre fico de pijama em casa, mas visto sempre alguma coisa muito confortável e quentinha para poder estar à vontade.

6. Conseguir fazer o estudo fluir sem interrupções


Por vezes quando estudamos em grupo há pessoas que estão com menos vontade de estudar e ficam a falar de coisas aleatórias ou a causar distrações. Se estivermos constantemente a ser interrompidos com conversas ou outros "ruídos" do exterior é difícil fazer o estudo fluir. Gosto de usar a app Brain.fm para me conseguir concentrar mesmo em sítios com mais barulho.

7. Ter menos gastos 


Estudar fora de casa, noutra cidade ou mesmo num café, implica sempre gastos (transporte, comida, estadia, etc). Em casa evitamos esses gastos e conseguimos poupar imenso dinheiro.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.