Como aumentar a motivação para estudar?

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



A época de exames está quase a chegar. Depois da passagem de ano quase todas as faculdades começam logo a época normal e a Faculdade de Letras de Coimbra não é excepção. Como muita gente já sabe este ano decidi ficar a fazer a licenciatura "à distância", o que significa que estudo no Porto, em casa, durante todo o semestre, e faço as cadeiras por exame - em época normal ou recurso (se quiserem que eu fale sobre isto num direto no instagram comentem aqui, sei que muita gente tem curiosidade).

Hoje, quarta-feira, começo oficialmente o meu estudo para os dois primeiros exames, depois de ter estado durante este tempo todo a organizar a matéria e a fazer resumos e mais resumos. O problema é que nem sempre a motivação está em alta e há dias mesmo complicados em que, principalmente estudando em casa, só me apetece ficar na cama o dia inteiro.

Por isso mesmo decidi reunir algumas dicas que funcionam comigo nesses dias complicados e me ajudam a aumentar a motivação e conseguir estudar (de maneira produtiva).. São coisas simples, mas juro que funcionam!

Como é que podemos conseguir aumentar a motivação e o foco na hora de estudar?


1. Seguir contas de estudo no instagram


Eu sei que parece ridículo, mas funciona muito comigo. Sempre que vejo outras pessoas a estudar, resumos todos organizados e bonitinhos, eu tenho vontade de estudar também. É quase um efeito mágico, mas resulta! Recomendo que sigam: @bullet.journals@stuydies@studypiassion@euvoupassei@peachystudy@emily_studies@cstudies

2. Fazer listas de tarefas


Devem fazer uma para cada disciplina, dependendo do programa de cada uma. O que costumo fazer é consultar os sumários que os professores registam na plataforma da faculdade e escrever cada tópico para saber o que tenho que estudar. Depois disso, e de todos os resumos feitos, vou anotando as coisas que preciso de aprofundar mais, pesquisar e arranjar uma forma de decorar (sou péssima com datas por exemplo). À medida que já sabem aquele tópico podem riscar da vossa lista.

3. Usar apps de concentração


Existem várias aplicações que vos podem ajudar nestas horas. Aplicações que bloqueiam as vossas redes sociais, aplicações com música para ajudar na concentração, aplicações que vos permitem criar cartões com a matéria e fazer uma espécie de jogo, etc.


Tenho adorado usar esta app enquanto estou a ler. É uma aplicação de música e tem vários sons que ajudam a que nos mantenhamos concentrados (praia, floresta, chuva, etc).


Esta aplicação permite que vocês criem cartões com palavras chave ou perguntas e depois escrevam a resposta. É mesmo uma espécie de jogo para vos ajudar a memorizar alguns conceitos, por exemplo.


É uma extensão para o Chrome que podem instalar e permite que vocês definam um tempo para usar cada site. Se passam muito tempo no youtube ou em algum site específico a jogar, etc, podem determitar um período de tempo para o usarem por dia. Quando esse tempo acabar deixam de poder àquele site e assim começam a fazer coisas que realmente precisam de ser feitas.


Funciona basicamente para bloquear as vossas redes sociais, que são normalmente os sites onde passamos mais tempo.

4. Estudar em lugares sossegados


É importante para a vossa concentração, apesar de eu saber que existem pessoas que só conseguem estudar com barulho. Recomendo que escolham um sítio com poucas distrações, com uma boa iluminação e, se possível, que não estudem sempre no mesmo sítio. Eu ando pelas várias divisões cá de casa mas às vezes tenho mesmo de sair e ir estudar para um café ou alguma coisa do género. Mudar de ambiente é importante.

5. Criar horários


Foi um dos fatores mais importantes quando eu decidi que ia estudar em casa. Ter uma rotina e um horário fixo para estudar ajuda a manter-me focada naquele período de tempo e a não querer fazer as outras mil e uma coisas que tenho para fazer para o blog ou aqui em casa.

SIGAM O BLOG PARA VEREM MAIS CONTEÚDO COMO ESTE 

6. Resumir várias vezes e fazer esquemas


Para mim a melhor maneira de entender as coisas é escrevê-las várias vezes. Então, depois do resumo geral da matéria, eu faço vários resumos dos resumos até conseguir ter tudo num mapa mental simples. Geralmente consigo resumir umas 40 páginas em 4 ou 5 e isso facilita muito o estudo.

7. Procurar exames antigos


Quer estejam no secundário ou na faculdade, se conseguirem ter acesso a exames (ou testes) de anos anteriores é uma mais-valia. Desta forma conseguem perceber mais ou menos o género de perguntas e a metodologia que cada professor usae conseguem treinar para o vosso exame.

8. Encontrem uma forma de se premiarem


Quando eu estou a estudar uma matéria que odeio e consigo concentrar-me a sério e ver resultados gosto de me presentear com qualquer coisa. Pode ser comer um chocolate (ajuda na concentração), ver um vídeo no youtube, ver um episódio de uma série, qualquer coisa que vos faça bem. Claro que não recomendo comerem um chocolate a cada pedacinho de matéria que estudam não é mesmo? :D

9. Façam intervalos


Há várias técnicas e métodos acerca disto na internet. Mas, na minha opinião, o melhor é encontrarem um equilíbrio que funcione com vocês. Eu consigo estar totalmente focada durante 45min a 1 hora, nunca mais que isso. Por isso, entre esses períodos de tempo, tiro uns 20 minutos para fazer outra coisa qualquer fora do sítio onde estou a estudar.

10. Usem o dia anterior só para rever


Nem sempre é fácil quando temos um monte de exames seguidos, eu sei. Mas sempre que possam estudem tudo o que tenham para estudar até 2 dias antes do exame e usem os 2 dias que restam apenas para rever a matéria ou focarem em algum ponto que ficou menos aprofundado. Comigo nunca resulta deixar matéria para estudar para o dia anterior porque fico extremamente ansiosa e com medo de não conseguir lembrar-me de tudo no dia.

Quais são, para ti, as regras a seguir para não perder o foco na hora dos estudos? Um beijinho 

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.