Como criar a flat lay perfeita para o instagram? (REPOST)

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Hoje trago-vos mais um (re)post de uma publicação que tinha feito no meu antigo blog. Como as flatlays são uma coisa que ainda não saíram de moda, pelo contrário, acho importante manter esta informação viva no Planyar, já que eu sei que nós, bloggers e instagrammers de plantão, vamos sempre querer saber novas dicas de como fazer com que este tipo de fotos saia perfeito.

Todas nós queremos ter um instagram incrível, com muita interação e que chame à atenção de seguidores e possíveis parcerias. Verdade? Mas para isso precisamos em primeiro lugar de nos focar no propósito básico da aplicação: partilhar fotos. Fotos boas, com qualidade, pensadas. Não alguma coisa à toa só para não ficar sem publicar nada. E quando falo de fotografias pensadas não têm de ser aquelas que têm "um motivo real", mas aproveitem as vossas redes sociais para mostrarem os vossos produtos favoritos, as vossas peças de roupa favoritas, coisas assim, que as pessoas têm interesse em ver não é?

O problema é que às vezes não sabemos bem como fazer isso, como ter boas fotos, como mostrar um produto de forma apelativa. Por isso é que existem as Flat LaysE quem inventou isto merece um óscar.

O que é uma Flat Lay afinal?


Basicamente é uma fotografia de vários objetos organizados numa superfície plana. Simples não é? Mas hoje trago as melhores dicas para fazerem a flat lay perfeita!

1. Usa um fundo simples


Menos é mais. Por isso um fundo branco ou neutro vai ser a tua melhor escolha! Não te esqueças que é muito importante o fundo "não brigar" com a cor dos objetos - na maioria das vezes - e por isso um contraste é bom.

2. Usa luz natural


É a melhor luz para qualquer foto. Se não tiveres luz natural fotografa num lugar bem iluminado.

3. Deixa espaço entre os objetos


Mais uma vez, menos é mais. Demasiada informação vai deixar a foto confusa e em vez do teu público se focar num ou dois objetos, não vai conseguir focar-se em nada.

4. Escolhe um tema para a flat lay


Produtos favoritos, look do dia, pequeno-almoço, o que quiseres!

5. Escolhe uma paleta de cores


Isto também tem a ver com o teu instagram: se tens uma paleta de cores definida é bom segui-la. Senão, tenta escolher no máximo 4 tons e sê feliz!

6. Tira a fotografia de cima


Fica bonito e é um ângulo ideal para fotografar todos os elementos. Usa um tripé, uma cadeira, uma escada ou a tua criatividade!

7. Procura inspiração


Sites como PinterestWeheartitTumblr e o próprio Instagram têm um monte de ideias! Inspira-te e usa aquilo que tens em casa para conseguir a foto perfeita.

8. Experimenta diferentes posições para os objetos


Às vezes queres mesmo deixar um objeto no centro, mas como posicionar os outros? Vai experimentando várias formas de "layout", não só para saberes como fica melhor, mas também porque é bom variar!

9. Escolhe alguns objetos básicos e versáteis


Monta uma espécie de KIT para as flat lays que vais fotografar no dia a dia. Coisas que funcionam bem: revistas, livros, relógios, óculos, sapatilhas. Inclusive mostrei no meu stories do instagram há uns tempos umas folhas de plástico que comprei no ebay por menos de 1€ e que são perfeitas para incluir nestas composições.

10. Deixa alguns objetos fora do enquadramento


Se queres o destaque para um produto, por exemplo, é bom deixares os outros fora do enquadramento, isto é, a aparecer só um bocadinho na foto. Isso chama à atenção para o que está centrado, mas também desperta curiosidade, uma vez que as pessoas querem ver sempre "o resto" ahah

11. Monta formas geométricas


Quadrados, círculos, triângulos, deixam as fotos diversificadas e fica sempre bonito ter uma organização no meio da bagunça.

12. Ou então... deixa tudo "desorganizado"


Não é uma bagunça real! Espalha coisas na mesa - ou onde tirares a foto - de forma propositada, assim dá aquele aspeto de foto tirada no momento, espontânea. Tipo estava aqui a maquilhar-me e decidi tirar uma foto ahah

13. Corta a foto em 1:1


É o tamanho do instagram, o original, e é o que aparece no teu perfil. Então corta logo a foto nessa forma e assim tens a certeza de que vão aparecer os objetos que queres.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.