Como criar um sistema de organização funcional

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Tudo na minha vida, e acredito que na de toda a gente, se resume a uma única coisa: organização. Sem métodos que nos permitam organizar seja o que for não nos conseguimos manter focados e muito menos ser produtivos.

As últimas semanas têm sido bem complicadas para mim neste aspeto porque a minha saúde não me tem permitido ser tão produtiva quanto gostaria. A matéria da faculdade foi ficando acumulada e o blog - incluindo redes sociais - tem estado bastante parado.

Pensando nisso, acabei por refletir acerca dos métodos e dos sistemas que realmente faziam sentido para mim e que me ajudavam, mesmo, a produzir conteúdo e a gerir o meu dia da melhor forma. Descobri uma coisa ótima: os métodos que uso funcionam a 100% comigo, pelo menos por enquanto, e por isso nada melhor que os partilhar com vocês certo?

Descobri então 5 sistemas que vocês podem pôr em prática de forma muito simples, dependendo do vosso estilo de vida, claro.

SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO


1. AGENDA


Mas miúda, algum dia vais parar de falar em agendas? Não! ahah Pelo menos enquanto não inventarem algo que me faça mudar de ideias em relação a elas. Começo mais uma vez por falar nesta ferramenta porque temos que organizar as coisas por prioridades: a agenda serve para anotarem todos os vossos compromissos, seja pessoais, no trabalho ou na escola/faculdade.
Usem uma, nem que seja a mais básica possível, só para anotar estas coisas importantes e das quais não se podem mesmo esquecer. Não se esqueçam de anotar todos os detalhes: dia, hora e local (mais alguma coisa muito específica que precisem de levar).

2. CHECKLISTS/TAREFAS


São as chamadas to do lists ou listas de coisas para fazer. Não há nada mais chato e que nos faça perder mais tempo do que fazer a mesma coisa duas vezes, desnecessariamente certo? É por isso que estas listas de tarefas são tão importantes na minha vida. Tenho um caderno só para isto, em que divido cada folha com um dia e com um espaço para as coisas da faculdade, do blog e das tarefas domésticas.
Anotem até as coisas que vos pareçam mais parvas, tipo levar o lixo para a rua (parece muito parvo mas muitas vezes esqueço-me e depois o lixo fica aqui para o dia seguinte). E se quiserem definam períodos de tempo ou horários para as fazerem (podem até separar o vosso dia em manhã, tarde e noite).
O importante é que se consigam organizar e tirar o máximo partido do vosso dia.
Para criarem estas listas podem usar aplicações para o telemóvel como o Todoist ou o Evernote , mas também podem usar o velho e clássico caderno ou bloco, tal como eu faço.

3. CADERNO DE PROJETOS


Vais fazer uma viagem no próximo ano? Queres começar a ter uma vida mais saudável? O meu conselho é que tenhas um caderno onde anotes todos os teus projetos, sejam pessoais (como uma dieta, por exemplo) como coisas mais gerais como uma viagem (ou até a compra de um carro).
Cada projeto exige uma preparação e uma série de coisas pequeninas para que possa ser realizado. Essa preparação pode passar por juntar dinheiro, ver locais para estadia, anotar as tuas refeições diárias, anotar ideias de receitas saudáveis, o que quiseres.
Os projetos e as ideias não são para ficar na cabeça perdidas à espera de uma oportunidade, são para ser postos em prática.
E pôr tudo no papel é a melhor forma de oficializares o começo de um grande projeto!

4. CADERNO DO BLOG


Já falei disto em outros posts, mas para mim o caderno do blog é aquele que está sempre em cima da minha secretária, junto com o meu planner. Ter um blog não é tão fácil como pode parecer para quem não está neste mundo, exige muita concentração, empenho e dedicação, mas exige sobretudo organização.
Ter um sítio onde vocês possam anotar tudo relacionado ao vosso blog é a forma mais eficaz de nunca se perderem no tempo e de não deixarem de criar conteúdo por falta de ideias ou de tempo para escreverem. Não há desculpas!
Escrevam nesse caderno: rascunhos dos posts (tudo o que querem falar), ideias de posts - podem até dividir por categorias, dependendo do vosso nicho - e projetos que querem realizar no vosso blog - podem ser parcerias, colaborações, sorteios, rubricas, o que for.
Vão ver que isto vai facilitar muito e ajudar a que a vossa motivação esteja sempre em alta!

5. CAPA DE RESUMOS


Por último, e em especial para quem estuda, uma capa de resumos é fundamental. Ao longo do ano ou do semestre vamos fazendo sempre apontamentos nas aulas e resumos da matéria - pelo menos deveria ser assim não é meninas? - e se tivermos um lugar onde possamos deixar tudo armazenado e separado para cada disciplina, a nossa vida vai ficar mil vezes mais simples na hora de estudar.

Comprem capas com divisórias e usem uma para cada cadeira ou disciplina, guardem apontamentos, resumos e fichas de exercícios que podem ajudar no vosso estudo.

Pode parecer um exagero ter imensos cadernos diferentes, mas é esta a forma que melhor funciona na minha vida. Para mim seria impensável ter um só caderno para anotar tudo porque parece que não funciona ter tudo num único sítio! Quais são os sistemas de organização que vocês usam? Um beijinho 

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.