COMO ORGANIZAR contas, documentos importantes, etc.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Todas nós temos um monte de documentos em casa não é? Na maior parte das vezes espalhados por todo o lado, em gavetas, caixas, capas... Uma bagunça! Por isso decidi fazer este post para vos dar todas as minhas dicas de organização de contas e de todo o tipo de documentos.

Cá em casa sou eu que organizo e cuido desse tipo de coisas. Eu própria tomei iniciativa de o começar a fazer porque as coisas viviam umas em cada canto, por isso, mesmo que vivam com os vossos pais, falem com eles e arrumem de vezes toda essa papelada!

O processo vai ser apresentado em etapas e no final podem encontrar um PDF com os prazos em que devemos guardar cada tipo de documento (façam download e não se percam na hora de organizar!).

ETAPA 1
DIFERENTES PASTAS PARA DIFERENTES DOCUMENTOS
Comecem por comprar ou disponibilizar aí em casa 4 capas de cores diferentes:
- uma para contas pagas (recomendo este tipo)
- uma para documentos gerais (recomendo este tipo)
- uma para documentos pessoais (recomendo este tipo)
- uma para contas por pagar (recomendo este tipo)

ETAPA 2
REUNIR E ORGANIZAR
1. Tirem um dia SÓ para isto. Aproveitem as férias para pôr toda a papelada em ordem!
2. Juntem TODOS os papéis que encontrarem aí em casa num único sítio
3. Separem tudo o que já não interessa e ponham logo de parte para destruir (recomendo que queimem ou que destruam os papéis pois contêm muitas informações importantes e pessoais)
4. Categorizem a papelada e as capas, por exemplo:
CAPA AMARELA: contas pagas (luz, água, internet, etc)
CAPA AZUL: documentos gerais (extratos bancários, garantias de eletrodomésticos, recibos, etc)
CAPA ROSAdocumentos pessoais (documentos escolares/académicos, passaportes, etc)
CAPA LARANJAcontas por pagar
(coloquem uma etiqueta com a categoria em cada separador das diferentes capas)
5. Na capa das contas por pagar coloquem uma etiqueta com cada dia do mês e ponham cada conta no dia em que tem de ser paga (não se esqueçam de verificar todos os dias!)

ETAPA 3
VAMOS ARRUMAR, FINALMENTE!
1. Coloquem os documentos separados nas respetivas capas
2. Separem as faturas que podem ser para IRS (com número de contribuinte) e lancem-nas através do E-Fatura (se quiserem posso fazer um post a mostrar como organizo esta etapa)
3. Na parte reservada às garantias, separem cada eletrodoméstico numa mica diferente, deixando junto o recibo de compra, a garantia e o manual de instruções)
4. Organizem cada categoria de documentos por datas, assim fica muito mais fácil saberem se falta o documento de algum mês e também fica mais fácil de encontrar se o quiserem consultar

ETAPA 4
VERIFICAÇÃO REGULAR
Agora que têm tudo organizado, não se esqueçam de tirar pelo menos um dia por mês para organizar os documentos referentes a esse mês nas capas. Também recomendo que no final de cada ano tirem um dia para fazer uma nova organização geral: mudar o que ainda é preciso guardar para uma nova capa (podem usar agora uma capa de argolas para cada ano) e deitar fora o que já não é preciso guardar.

POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR OS DOCUMENTOS?
Clica na imagem abaixo para baixares um PDF com toda a informação detalhada.


Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.