Como organizar posts - um GUIA completo para bloggers

terça-feira, 25 de setembro de 2018


Qual o processo para organizar os posts do blog?


1. TER UM CADERNO DE ORGANIZAÇÃO

A minha primeira dica é que vocês tenham um caderno que seja exclusivamente para o blog e onde vocês possam anotar ideias de posts, planear projetos - como colaborações, por exemplo - e planear os próprios posts. Aconselho a que façam sempre um rascunho com todos os tópicos que querem falar, que imagens querem incluir e que outros links querem indicar.

2. TER UMA AGENDA/CALENDÁRIO EDITORIAL

Óbvio que eu tinha que falar nas agendas (vocês já me conhecem). Mas o que eu quero mesmo reforçar é a importância de vocês terem um calendário editorial - que não é nada mais do que um planner mensal onde vocês apontam os posts que vão publicar e os dias em que o vão fazer. Isto ajuda-vos a conseguirem organizar o vosso tempo e o vosso mês, para que se lembrem sempre de preparar o post com antecedência.

Podem fazer o vosso próprio planner através de uma tabela no Word, por exemplo, ou podem pesquisar no Pinterest onde vão encontrar vários modelos.

3. FAZER LISTAS DE TÓPICOS

Como já disse, acho extremamente importante e útil fazer um rascunho do post antes de o escrever. O que costumo fazer é uma lista com todos os tópicos que quero referir, mesmo que o post não seja em formato de lista, e assim tenho a certeza de que não me esqueço de falar de nada. Também aponto sempre nessa lista os links que vos quero indicar, como sites ou outros posts.

4. CRIAR FOTOS OU IMAGENS PARA AS VÁRIAS REDES SOCIAIS

Isto é mais importante do que possam pensar, primeiro porque cada rede social tem um formato de imagem próprio - o Instagram usa fotos quadradas enquanto o Pinterest usa fotos na vertical - e segundo porque divulgar com a mesma foto em todas as imagens acaba por se tornar um bocadinho aborrecido para os vossos seguidores certo? O segredo está em otimizar o conteúdo que publicam em cada uma das vossas redes sociais.

5. PLANEAR A MELHOR DIVULGAÇÃO

Tenho estudado muito sobre isto ultimamente, através de outros blogs e principalmente do Pinterest. É importante que pensemos em como vamos divulgar o nosso post, seja pelas imagens ou mesmo pelo texto que escrevemos, uma vez que as pessoas que nos seguem nunca são as mesmas em todas as plataformas e diferentes tipos de público exigem diferentes tipos de abordagem.


6. ESTUDAR SOBRE OS HORÁRIOS

Já falei sobre isto noutros posts e, na verdade, não há um horário certo para vocês publicarem o vosso conteúdo. A única coisa que podem fazer é estarem atentas às vossas estatísticas - se tiverem uma conta comercial no Instagram conseguem ver isto - e saberem em que dias e a que horas os vossos seguidores estão mais ativos para terem mais hipóteses de que aquilo que publicam é visto por mais pessoas.

SIGAM O BLOG PARA VEREM MAIS CONTEÚDO COMO ESTE 

7. TER UM DIA FIXO PARA PUBLICAR

Quem diz um dia diz dois ou três. Devem dizer a vosso público em que dias publicam porque esta é uma forma de criarem uma rotina, não só para vocês próprias - ajuda muito na vossa organização pessoal - mas também para quem vos acompanha, porque as pessoas habituam-se a ver posts nesses dias. Eu publico sempre à quarta-feira entre as 10h e o meio-dia.

8. CRIAR UM BANCO DE IDEIAS

Isto serve para aqueles dias em que vocês se sentem menos inspiradas e não fazem mesmo ideia do que escrever. Vários blogs já fazem isso para ajudarem outras bloggers, mas o melhor é mesmo criarem o vosso próprio banco de ideias. Como?No caderno do blog separem algumas folhas para o fazerem, anotem todas as ideias soltas que vão surgindo e vão ver que nunca mais vão ficar sem o que escrever.

9. CRIAR CHAMADAS DE ATENÇÃO

Um post com o texto não formato é totalmente aborrecido. É fundamental que chamem à atenção de quem está a ler, através de palavras em negrito, noutras cores, fundos diferentes e imagens, por exemplo. Toda a gente quer que os posts sejam lidos até ao fim e esta é uma forma de se certificarem de que isso acontece.

10. ESCOLHER UM TÍTULO APELATIVO (SEO)

Em breve irei falar mais acerca do SEO aqui no blog. Mas por enquanto posso dar-vos esta dica: criem títulos apelativos para os vossos posts. Geralmente títulos que incluam números, perguntas - "como", por exemplo - ou que criem expectativas (VERDADEIRAS POR FAVOR) a quem os lê atraem mais visitantes para os vossos sites.

11. SER CONSISTENTE

Por último, mas não menos importante, a minha dica é que sejam consistentes. Dizem que vão publicar em tal dia? Publiquem nesse dia. Dizem que vão abordar certo assunto no blog? Abordem mesmo e façam com que o vosso público volte. Não fiquem sem aparecer sem dar justificações a quem vos segue, não abandonem as redes sociais sem mais nem menos. O vosso público quer conhecer-vos e encontrar em cada blogger alguém verdadeiro e em quem pode confiar, por isso sejam vocês mesmas.

E para vocês, qual é o processo mais indicado na hora de organizar os posts do blog?

2 comentários

  1. Fiquei muito feliz com esse post, com certeza vai ajudar muuito!!
    www.mormaymedia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo feedback, espero que ajude mesmo! Um beijinho

      Eliminar

© planyar. Design by FCD.