Como planear um closet de forma funcional?

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Hoje decidi trazer o primeiro post de decoração (também é de organização) aqui para o blog, sobre um tema que, no geral, todas as mulheres adoram: closets! Quando procurei sobre algumas dicas para planear um closet deparei-me com alguma dificuldade, principalmente em termos de síntese daquilo que é realmente importante. Por isso, fiz uma junção de vários sites e blogs e resolvi trazer-vos algumas dicas para que possam saber o que é essencial ter em conta se querem montar o closet dos vossos sonhos!
Não se esqueçam de que podem perfeitamente adaptar algumas destas dicas ao vosso armário atual, há sempre forma de organizar seja o que for.

1. Decidir a quantidade de roupa


Para começar o mais importante é que decidam a quantidade de roupa que vai ficar no closet, claro que não é preciso saber o número exato de peças, mas ter uma ideia geral do que vão precisar de guardar. Não se esqueçam que por vezes, se não tiverem nenhum outro móvel complementar, vão também precisar de guardar malassapatos e outros acessórios, como bijuteria, por exemplo.

2. Pensar na "planta" do closet


De seguida pensem numa "planta" do vosso closet: tenham em conta duas coisas essenciais - se vão partilhar o closet com alguém (irmã ou namorado, por exemplo) e decidam que compartimentos vão ser necessários para cada um. As mulheres precisam de sítios específicos para guardar malas e sapatos de salto alto, e os homens precisam por exemplo de organizar as gravatas.

3. Procurar a ajuda de um profissional


Se tiverem possibilidade, procurem a ajuda de um profissional. Este vai dizer-vos o que é ou não possível de realizar, aconselhar materiais e saber as medidas padrão para cada espaço. Se não conseguirem trabalhar com um profissional, tenham como medida de profundidade 60 cm, para que os cabides e assim caibam sem ficar algo muito apertado e estranho.

4. Ter em conta a parte funcional do closet


Em quarto lugar é necessário pensar a sério na funcionalidade do nosso closet:
  • a parte de cima deve ser utilizada para guardar roupas de cama e malas de viagem, por exemplo;
  • tudo o que usam no dia-a-dia deve estar à vista e organizado de forma prática, para pouparem tempo quando têm de decidir o que vestir para que ocasião;
  • prateleiras deslizantes para o calçado são uma ótima opção, pois facilitam o acesso.

5. Inserir iluminação e ventilação


Iluminação e ventilação são muito importantes. Se não tiverem luz natural optem por luzes LED, uma vez que estas não aquecem e não correm o perigo de estragar a vossa roupa. Tentem ter o máximo de ventilação possível, para que as peças não fiquem a cheirar a mofo.

6. Utilizar formas de organização complementar


Podem utilizar caixas organizadoras para guardar a roupa de cama ou peças que não utilizem sempre, isso vai manter o closetorganizado e harmonioso.

7. Utilizar portas de correr ao invés de abrir e espelhos no armário


As portas de correr ocupam menos espaço do que as portas de abrir normalmente. Não se esqueçam que os espelhostambém são importantes e tornam o espaço mais amplo!

8. Deixar alguns compartimentos vazios


Por último façam muitos rascunhos daquilo que pretendem guardar e não se esqueçam de deixar alguns compartimentos vazios, como gavetas, para que no futuro possam guardar mais alguma coisa de for necessário.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.