Como sobreviver à época de exames? - GUIA PRÁTICO

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Este é um mês bastante complicado para a maioria dos estudantes universitários em Portugal. Não que dezembro não o tenha sido, de todo, até porque as últimas semanas de aulas do primeiro semestre são uma verdadeira tortura. Entre todos os trabalhos que tens para entregar e os exames que tens para fazer, toda a matéria que tens (de certeza) para estudar está a acumular-se cada vez mais e tu já não fazes ideia de como resolver esta situação.
Por isso este post serve de motivação - e vai ajudar-te, a sério! - a sobreviveres a esta época que todos gostaríamos que não existisse.

1. Não uses os dias que tens para estudar como "férias"


Eu sei, é tentador. Ficar em casa, no quentinho, ver televisão, assistir séries, com este tempo frio, parece a melhor coisa de sempre. Mas isto não vai ser bom, de todo, quando os resultados dos exames saírem. É complicado manter o foco, mas tudo vale a pena para obteres bons resultados.

2. Cria rotinas de estudo


Organiza o teu dia de forma a teres tempo para estudar e fazer várias coisas da tua "lista de tarefas". Desta forma podes estudar mais do que uma matéria de cadeiras diferentes e fazes o tempo render muito mais.

3. Aponta tudo o que precisas de estudar


Vale mesmo a pena ter uma lista de tarefas com todas as matérias que tens para estudar para cada cadeira porque assim consegues visualizar tudo num único sítio. À medida que vais estudando cada tópico vais marcando como "feito" e tudo se torna mais simples.

4. Destina um local para estudar


Teres um local com tudo organizado e todo o material que precisas para estudar é essencial para que te consigas concentrar. Pode não ser sempre o mesmo sítio, mas escolhe um que seja confortável e quente, de preferência, e com poucas distrações.

5. Prepara resumos ao longo do semestre


Ok, provavelmente esta dica pode já não ir muito a tempo, mas podes sempre usá-la para o futuro. Ir fazendo resumos das matérias ao longo do semestre e à medida que as vais aprendendo é muito útil para teres tudo organizado quando chega esta altura. Deixa tudo numa capa, separa-os por cadeiras e depois é só pegares neles para estudar. Aproveita que estamos a começar um novo ano e começa a criar esse hábito!

6. Destina dias/horas para cada matéria


Podes usar a tua agenda ou mesmo um caderno para fazeres esta planificação. Aponta, ao longo dos dias, as coisas que precisas de estudar a fundo, os artigos que precisas de ler, exercícios para fazer e, por último mas não menos importante, as matérias que tens de rever antes do exame.

7. Faz pausas ao longo do dia


Se só te concentrares em estudar e em fazer coisas para a faculdade vais chegar a um ponto em que já nada é produtivo. Fazer pausas ao longo do dia, sair para espairecer ou fazer outra coisa qualquer que não seja estar sentado na secretária vai ajudar-te a manter a mente "fresca" e preparada para absorver toda a matéria.

8. Ter uma boa noite de sono


Dormir pelo menos 7 horas é fundamental, pelo menos para mim. Não consigo passar noites a estudar porque o sono é aquilo que mantém a minha sanidade mental ahah eu considero que ter uma boa noite de sono é mesmo importante para descansar o cérebro e relaxar os músculos.

9. Ter uma alimentação equilibrada e manter o corpo hidratado


Nestas alturas em que temos milhares de coisas para fazer o mais normal é comer alguma coisa rápida pouco saudável, mas isto está totalmente errado. O nosso organismo precisa de vitaminas e nutrientes para conseguir funcionar e, se a nossa saúde não estiver bem, não vamos conseguir fazer mais nada.

10. Tirar pelo menos dois dias de descanso absoluto depois dos exames


Nem sempre é possível, eu sei. Mas descansar bem depois de uma época de tanta ansiedade e nervosismo é importante para que consigamos voltar às aulas bem e motivados para começar um novo semestre.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.