Como tornar a manhã mais produtiva?

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



O post que vos trago hoje é na verdade um #remake de um post do meu antigo blog, que já tinha sido publicado há quase 2 anos - eu sempre gostei de escrever sobre isto. 

Enquanto dava uma vista de olhos por lá encontrei alguns posts interessantes que gostaria de deixar registados neste novo espaço dedicado a estes assuntos e, por isso, decidi que vou repaginar alguns dos textos, dar-lhes uma nova vida, e mostrá-los ao mundo.

Nos dias de hoje a vida está cada vez mais corrida e passa-nos à frente dos olhos sem que sequer a consigamos aproveitar. Mas não é isso que é suposto, certo? Sempre ouvi dizer que a vida são dois dias! No entanto acho que está a ficar cada vez mais "reduzida" devido a vários fatores: trabalho, pressão, stress... Por isso, achei que fazia todo o sentido trazer algumas dicas para vocês tornarem a vossa vida mais produtiva. Eu mesma peguei num papel e apontei tudo o que eu costumo fazer e também aquilo que gostaria de pôr mais em prática no meu dia-a-dia.

Bem, para mim a semana só começa à segunda-feira - não sei como é com vocês, mas para mim domingo é fim-de-semana, isso é sagrado! Sendo assim, fica ao vosso critério decidirem quando vão pôr este planeamento em ordem, ou ao domingo ou à segunda-feira quando acordarem. Mas eu prefiro fazê-lo ao domingo à noite. Porquê? Porque, felizmente, consigo ser bastante produtiva de manhã se deixar a preguiça de lado e acordar cedinho.

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE MANHÃ?


1. TER UMA AGENDA/LIFE PLANNER

GENTE! É muito importante, a sério - acho que digo isto em todos os posts. Ter um life planner faz TODA a diferença na minha vida. Existem montes de life planners na internet disponíveis para download e se vocês preferem algo mais simples podem apenas usar uma agenda - que encontram facilmente em qualquer loja com artigos de escritório.

2. PLANEAR TODOS OS COMPROMISSOS

Definir dias e horas para fazer coisas necessárias na semana

É bom começar por olhar para a nossa agenda e ver tudo o que precisamos de fazer de importante naquela semana. Por exemplo, uma consulta, já tem hora e dia definidos, então esse tipo de coisas já estão planeadas quase que automaticamente. Mas existem outras coisas como ir às compras, ao banco, pagar as contas, levar o carro ao mecânico... que são coisas que não temos de fazer todos os dias, logo podemos definir um dia e uma hora para fazê-lo. Quando são coisas que me obrigam a sair de casa eu prefiro deixá-las para de manhã cedo, porque ficam logo arrumadas. DICA: marquem com uma cor diferente os diferentes tipos de tarefas e compromissos, como as que têm de ser feitas fora de casa, as urgentes e as mais morosas.

DEFINIR HORÁRIOS DE ROTINA

Sim. Estando em casa nem sempre é fácil termos horários. Por vezes deitava-me muito tarde e claro que no dia seguinte só acordava ao meio-dia. Este ano, já que vou ficar a estudar no Porto e em casa, decidi que não podia ser assim e comecei a definir horários na minha cabeça para acordar, fazer as refeições e essas coisas do dia-a-dia. Acreditem ou não faz muita diferença e torna o meu dia muito mais produtivo.

FAZER LISTAS

Para além do meu life planner onde aponto as coisas mais importantes, as que tenho que fazer com mais urgência e tudo o que preciso de fazer no dia, mesmo as coisas mais pequenas como "almoçar", "lavar o cabelo", "arrumar o escritório",, tenho sempre um caderno ao meu lado para apontar tudo sobre o blog e outras anotações rápidas que possam surgir. Antes de fazer um post faço sempre um esquema completo de tudo o que quero incluir.

DEFINIR TEMPOS PARA REALIZAR AS TAREFAS

Preparar um post, por exemplo, é uma coisa que leva tempo. Mesmo quando já sabemos o tema temos de pensar o que queremos dizer, que imagens vamos usar, qual vai ser o esquema do post, fazer um rascunho, editar imagens... Geralmente levo cerca de duas horas para o fazer. Mas muitas vezes perco-me pelo caminho e distraio-me com outras coisas. Por isso é que é importante definir o tempo que têm para fazer aquela tarefa. DICA: ponham um alarme no telemóvel para quando o vosso tempo estiver a meio; se definirem que vão fazer algo das 14h às 16h, ponham o alarme para as 15h e assim vai ser uma espécie de alerta para saberem que já não têm muito tempo para acabarem e que têm realmente de se concentrar.

3. TOMAR O PEQUENO-ALMOÇO

Esta é a refeição mais importante do dia. É um cliché estar a dizer isto, mas acreditem que faz mesmo diferença. Às vezes acordo e não tenho muita fome, mas passado uma hora e pouco já não me consigo concentrar a fazer nada e não sou minimamente produtiva. Então mesmo que não gostem de comer muito de manhã tentem pelo menos umas bolachas e um iogurte ou leite com café e umas tostas.

SIGAM O BLOG PARA VEREM MAIS CONTEÚDO COMO ESTE 

4. TIRAR PELO MENOS UMA HORA POR SEMANA PARA BRAINSTORMING

Para quem trabalha com conteúdo, sejam bloggers e youtubers, sejam pessoas com profissões que exigem isso, é importante tirar um tempo na semana especialmente para isso. Podem até ser 15 minutos por dia. Peguem num papel e escrevam todas as ideias que vos vêm à cabeça, aleatoriamente. O que também costumo fazer é em 15 minutos tirar 10 para ver sites como o Pinterest e nos restantes 5 minutos anotar todas as ideias. E resulta muito bem!

5. TEMPO PARA FAZER O QUE NOS DÁ PRAZER

É fundamental. A nossa semana não é produtiva se não fizermos algo de que realmente gostemos. Passar tempo com a família, com amigos, fazer desporto, ir ao cinema... as opções são imensas e com certeza vai fazer bem a toda a gente. DICA: muita gente fica com uma espécie de depressão "pré início de semana" ao domingo à noite. Que tal terem sempre um programa para despedida de fim-de-semana? Juntem os amigos e vejam um filme em casa, conversem e vão ver que nem se vão lembrar da semana que se aproxima.

6. EVITAR LIMPEZAS AO FIM-DE-SEMANA

Eu sei, eu sei que é difícil. Há sempre algo para arrumar. Mas evitem deixar as limpezas a fundo para estes dias. Tirem meia hora por dia para manter a casa minimamente limpa e arrumada e assim ao sábado já não têm tanto para limpar e arrumar.

7. COMEÇAR PELO MAIS DIFÍCIL

É uma ótima forma de tornar os dias mais fáceis. Uma dica é começarem a manhã com exercício, é uma boa maneira de acordarem e ficarem mais despertas para o resto do dia. No meu caso, como tenho muita preguiça, gosto de começar por isso ahah

E vocês, qual a altura do dia em que são mais produtivas? E quais são as vossas regras de ouro para não se deixarem levar pela preguiça? 

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.