Método Kanban - O que é e para que serve?

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



método Kanban é um método japonês que tem como objetivo ajudar na organização e no planeamento, em qualquer área da nossa vida.


COMO FUNCIONA O MÉTODO KANBAN?




A palavra Kanban significa registos ou placas. Por isso o Kanban funciona através de um mural (pode ser um quadro magnético, de cortiça, ou até mesmo uma folha de papel) que é dividido em três partes: por fazera fazer (aquilo que está a ser feito no momento)feito. No método original, pelo que percebi, são usados post-its de cores diferentes para cada secção, mas em métodos mais recentes e originários deste já são usadas apenas cores de canetas diferentes, por exemplo.
grande diferencial deste método é que permite uma espécie de organização visual, já que vocês têm as tarefas divididas em secções e cores distintas. Vejam o exemplo:



As alternativas mais modernas do método defendem ainda que podem ser usadas colunas extrapara fazer hoje e a aguardar agendamento.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DESTE MÉTODO?


1. Ajuda-nos a ser mais produtivos, porque sabemos exatamente aquilo que temos que fazer e vamos vendo também aquilo que já concluímos.

2. Ajuda-nos a organizar o nosso tempo - pode ser o dia, a semana ou o mês - e a nossa mente, porque mais uma vez temos todas as tarefas num único sítio.

3. Dá-nos motivação para realizar os nossos projetos, já que podemos ter como objetivo, por exemplo, numa semana ter todas as tarefas na secção feito.

4. Pode ser usado em qualquer âmbito - pessoal, profissional, etc - e para qualquer tipo de tarefas, até as domésticas.

Conhecem algum outro método que possa ser usado para aumentar a produtividade? Comentem aqui! Um beijinho 

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.