O que é o brainstorming e porque deves começar a praticá-lo já

quinta-feira, 20 de setembro de 2018


Num dos últimos posts falei-vos de como podem tornar a vossa manhã muito mais produtiva (aqui ) e um dos pontos que abordei foi precisamente a importância de pararmos - tirar uns momentos do nosso dia/semana - para praticarmos o chamado brainstorming. Mas afinal, o que é exatamente o brainstormig?







Ora bem, fui buscar esta definição para que vocês pudessem entender o conceito geral da palavra, mas o que eu quero falar, na realidade, neste post é mais um conceito de brainstorming pessoal.

Já há algum tempo que todos os dias tiro pelo menos uns 10/15 minutos para ir buscar inspiração. Não só para o blog, mas também para a minha vida pessoal. Sei que nem toda a gente que vai ler este post tem um blog ou um canal no youtube e por isso não quero que sintam, de todo, que é direcionado apenas para as pessoas que estão neste mundo da internet e que têm de produzir conteúdo diariamente.

Esta técnica, muito usada em empresas, permite-nos organizar a nossa vida diariamente de uma forma rápida e simples.

Como é que faço isto?


Para o blog


Nada complicado, acreditem em mim. Basicamente pego no meu computador/tablet, num caderno e numa caneta. Depois faço uma espécie de visita rápida nos sites que mais gosto: Pinterest, Tumblr e Weheartit. A visita não dura de mais de 5 minutos ao todo. De seguida escrevo no caderno tudo o que me vier à cabeça, todos os temas e frases aleatórias. Quando acaba o tempo - podem pôr um alarme no telemóvel - acabou o meu "brainstorming".

Para o "resto"


Chamo-lhe brainstorming também porque tenho de pôr tudo no papel. Aqui passo a parte da visita aos sites à frente, apenas pego num caderno e numa caneta e anoto tudo o que eu quero fazer no dia - TUDO. Desde as coisas mais simples às mais complicadas, todas as tarefas. Nesta lista já incluo coisas que eu quero fazer mas não tenho um tempo definido, por exemplo mudar alguma coisa no layout do blog ou procurar fotos para inspiração. Quando termino tenho tudo uma bagunça claro, mas no fim é só organizar. E podem fazê-lo por categorias desde o mais urgente àquilo que não tem pressa.

Como é que isto me ajuda?


Ao fazê-lo para o blog estou a ter muitas ideias de posts, de fotografias e de novos projetos que posso pôr em prática. E na minha vida pessoal ajuda-me mesmo muito a fazer tudo o que preciso naquele dia, já que se não tiver uma lista acabo por me perder no tempo e não faço nada do que quero.

Bem, como puderam perceber depois do que já vos disse este post têm tudo a ver com aquilo de que mais falo aqui no blog: organização! Tudo na minha vida se resume a isto e acho que é por isso que consigo fazer com que muita coisa dê certo. Esta é uma das coisas simples que podemos aplicar no nosso dia e que vai fazer total diferença na nossa vida.

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.