O que fazer para mudar um hábito?

sexta-feira, 21 de setembro de 2018



Todos os anos fazemos mil planos para mudar algo na nossa vida, alterar hábitos. Dizemos que vamos fazer dieta, praticar exercício, não acumular mil coisas, ter horários certinhos, bla bla bla, mas o que é certo é que quando damos por nós o ano passou e não fizemos nem metade daquilo com que nos comprometemos. A verdade é que até começamos a fazer as coisas, mas como não conseguimos fazer com isso se torne um hábito, não as conseguimos implementar na nossa vida a 100%.

Mas então, o que podemos fazer para mudar, realmente, um hábito?

1. Mudar um hábito de cada vez


Acreditem, de nada adianta que a partir do dia 1 de Janeiro queiram mudar tudo ao mesmo. Comecem com calma, com um por semana, ou até um por mês, seja lá qual for o vosso objetivo, se estiverem a fazer mil coisas (novas) ao mesmo tempo vão acabar por se perder.

2. Planear a mudança organizadamente


Hoje é dia 6 de Dezembro, ou seja, têm quase 1 mês para pensar em que hábitos querem mudar e começar a planeá-los. Mas por favor, criem metas reais e que sejam possíveis de cumprir! Usem um caderno para anotar os vossos planos e separem-no para que possam registar a vossa evolução.

3. Estabelecer uma meta (ou várias) e possíveis recompensas


Uso este método para tudo na minha vida, até quando estou a limpar a casa. Criar metas para os nossos objetivos ajuda-nos a não perder o foco e a ganhar motivação sempre que as atingimos. Vou dar um exemplo prático: se o vosso plano é beber mais água, dividam-no em semanas. Na primeira têm que beber 1,5l, na segunda 2l, na terceira 2.5 e assim sucessivamente. Claro que não precisam de chegar aos 5 litros de água por dia, mas vocês perceberam a ideia.
Sempre que cumprirem uma semana façam algo que vos dê prazer e vejam-no como uma recompensa.

4. Registar todos os progressos


Tal como as listas de tarefas que fazemos para cumprir todos os dias, também é importante que vão registando a evolução da vossa mudança. Não adianta fazer isso todos os dias, porque obviamente não vão obter grandes resultados. Façam-no semanalmente ou quinzenalmente.

5. Anunciar a mudança (nem sempre resulta)


Há pessoas que se sentem mais confiantes quando anunciam - a alguém - que vão começar uma certa mudança na sua vida. Também há quem as anuncie nas redes sociais. Por vezes isto resulta porque quando alguém sabe que estão com esse objetivo, para além de terem um compromisso com vocês próprios, têm também com essa pessoa. No entanto, eu, por exemplo, prefiro fazer as coisas por mim e se alguém entender que estou com um objetivo tudo bem, mas não gosto de sair por aí e contar a toda a gente ahah

6. Enfrentar os obstáculos que surgirem


Mais uma vez, se estão a tentar beber mais água e num certo dia não conseguiram o vosso objetivo, calma, não é o fim do mundo! O importante é não perder a motivação e retomar o ritmo assim que for possível.

7. Ter consciência da urgência da mudança


Se, por exemplo, precisam de perder peso por questões de saúde - ou de bem-estar - é importante que tenham consciência de que é urgente mudar certos hábitos, seja na alimentação ou na prática de exercício físico diário. Depois de começarem vão ver que nem custa assim tanto e vão conseguindo mudar aos poucos.

8. Pesquisar sobre o assunto


Seja qual for o vosso plano, pesquisem sempre sobre isso antes de começarem a mudança - mais uma vez, ainda têm quase um mês para planear. Com certeza vão encontrar outras pessoas que passaram pela mesma experiência e que até têm boas dicas para vos dar. Também podem falar diretamente com alguém que tenha passado por isso e pedir conselhos acerca do assunto.

9. Procurar motivação


Seja em livros, no instagram, no pinterest, onde quiserem, o que não falta hoje é sítios onde ir buscar inspiração. Procurem fontes de motivação que não vos deixem desistir, mesmo quando essa é a maior vontade, e, no fim, sejam vocês mesmos uma forma de inspiração para pessoas que também querem mudar. Partilhem as vossas experiências!

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.