O que levar para estudar fora? + checklist para baixar

terça-feira, 25 de setembro de 2018



Decidi começar por este post de forma completamente aleatória, mas não podia deixar de o fazer. Tive algumas dificuldades em saber o que devia levar quando me mudei o ano passado, cometi muitos exageros (raramente senti falta de algo porque sou dessas que leva sempre tudo a mais) e quero mesmo poder ajudar-vos nisto!

No final podem encontrar uma checklist para fazerem download para o vosso computador ou telemóvel e terem a certeza de que não se esquecem de nada quando estiverem a fazer as malas.

O que levar para estudar fora?


1. Kit de primeiros socorros

Sim, é fundamental, mesmo! Devíamos ter um estojo com medicamentos e esse tipo de coisas sempre à mão, no carro, em casa ou até no dia-a-dia. Nunca sabemos quando vamos precisar. 

Aqui podem incluir medicamentos para dores (no geral), para alergias (se forem como eu e precisarem mesmo disto), pastilhas para a garganta e, isto é importante, imodium! É daqueles medicamentos que tomamos raramente mas que quando faz falta é essencial ahah podem também incluir álcool, água oxigenada, compressas, biafine, algo contra as picadas de mosquitos... 

2. Produtos de higiene

Aqui claro que é à vossa escolha e depende muito das vossas necessidades. Eu sou exagerada mesmo e tinha muita coisa, mas se virem que não precisam de muito melhor ainda! Na checklist vão encontrar coisas que eu recomendo levar, mas lembro que se vão partilhar casa e se não têm uma casa de banho só para vocês, convém levarem um cestinho ou uma necessaireonde possam ter tudo sempre que vão tomar banho. 

3. Roupa

Claro, é mais do que óbvio, mas, por favor, não exagerem! Montem sempre os looks para a semana (se forem a casa todos os fins-de-semana) e assim evitam levar uma tonelada de roupa desnecessáriaRecomendo terem sempre mais um par de calças e umas camisolas caso aconteça algum imprevisto. Mas no geral, é a roupa para o dia-a-dia, um look mais formalcaso tenham alguma apresentação de trabalho ou reuniões importantes, um ou dois conjuntos para sairem à noite e é isso. 

Outra coisa, se forem participar na praxe é importante terem roupa velha e confortável à mão. Mesmo que a praxe não seja suja vão sentar-se muitas vezes no chão e é sempre melhor estarem à vontade.

Por fim, definam como vão fazer com a lavagem da roupa. Muitas casas já têm máquina de lavar, outras, como no meu caso - estava a morar num T0 -, as máquinas eram comuns a todo o edifício e tinha de pagar um valor para as utilizar. Então eu trazia sempre a roupa para lavar ao fim-de-semana, nunca lavei a roupa lá. Mas têm de perceber o que é melhor para vocês.

4. Material de estudo/escritório

Isto também é muito importante porque afinal, vocês vão estar lá para estudar! Então não se esqueçam dos itens básicos, acrescentem post-its, sublinhadores, agrafador, clips, folhas para resumos... essas coisas que eu adoro (e óbvio que tinha mais do que uma gaveta com este tipo de coisas). Se tiverem oportunidade de levar uma impressora vai dar muito jeito! Às vezes os professores mandam material à noite para levar no dia seguinte e não dá tempo de passar em algum lado para imprimir.

5. Roupa de cama/toalhas

6. Louça e coisas para a cozinha

Primeiro tentem perceber se já existe alguma coisa na casa para onde vocês vão. Depois, se forem dividir casa com amigos, tentem dividir também aquilo que cada um pode levar. Caso isso não aconteça, levem o essencial para vocês mesmos(sem exageros!) - vou deixar sugestões na lista também.

7. Coisas para o quarto

Aqui podemos falar de decoração, ou não. Há coisas que pode dar jeito vocês terem no quarto para o deixarem mais acolhedor: um candeeiro de secretária, umas almofadas, uma mantinha, alguns objetos decorativos. Fica ao vosso critério.


8. Estendal

Se forem lavar a roupa por lá certifiquem-se de que têm um sítio onde a podem estender ok? Se a casa tiver um espaço exterior podem comprar um estendal pequenino e assim estendem a vossa roupa à vontade.

9. Eletrónicos

Eu sou muito preocupada com isto. Afinal preciso de estar sempre contactável e não vivo sem o meu computador. O mais importante na minha opinião é terem dois carregadores de telemóvel (podem ter o azar de algum se estragar), um carregador de computador suplente (desde de que me esqueci do meu no Porto passei a ter um aqui e outro lá e deu imenso jeito), cabos USBfones para ouvirem música à vontade, uma tripla caso tenham poucas tomadas no quarto e umapower-bank

Também é fixe terem uma lanterna à mão! Eu comprei uma que carrega com a energia solar e ainda tem entrada USB - assim se falhar a luz podem carregar o telemóvel!

10. Material de limpeza

11. "Gaveteiro"

Ok, acho que não é assim que se chama. Mas sabem aqueles blocos de gavetas de plástico que existem à venda em qualquer loja dos chineses? Então, é isso! Eu levei dois: um para ter mais espaço de arrumação no guarda-vestidos e um para ter arrumação na casa de banho. Se tiverem apenas um quarto vosso acho que é uma opção excelente para terem mais espaço para organizarem as vossas coisas e podem guardar de tudo: desde as coisas da faculdade até toalhas e roupa de cama.

12. Cestos plásticos

Também são uma forma muito boa de otimizar o espaço dentro das gavetas ou dos armários. Comprei uns 6 de vários tamanhos no DeBorla e deram um jeito enorme!

13. Cabides de colar na parede

Aqueles ganchinhos de metal ou plástico que servem para pendurar coisas. Esses mesmos. Tinha-os espalhados pela casa, sobretudo dentro do guarda-vestidos, nas portas, onde pendurava o meu pijama, robe, cintos e essas coisas. Também podem comprar um daqueles grandes de prender na porta para colocarem malas e casacos (deixam atrás da porta do quarto).

14. Aspirador portátil

Pode parecer exagero, mas juro que não é! A maioria das casas têm aspirador, mas às vezes é simplesmente desnecessário pegarmos no aspirador gigante para aspirar o chão do quarto. As meninas devem entender-me: o meu quarto ficava cheio de cabelos a toda a hora. Com o aspirador portátil podia aspirá-lo a qualquer hora e mantinha sempre o quarto limpo - o que também ajudava nas minhas alergias.

15. COMIDA!

Este post já ficou enorme (mas beeem completo, admitam ahah), por isso aqui fica a checklist:

Checklist do que levar para estudar fora



Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.