TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO #1 - Técnica da repetição espaçada

segunda-feira, 24 de setembro de 2018



Se tens dificuldade em memorizar a matéria de todas as cadeiras - ou disciplinas se ainda não estás na faculdade - tenho duas coisas para te dizer: a primeira é que memorizar não é igual a decorar a matéria e despejar tudo na folha do teste (se apenas decorares vais esquecer tudo muito rápido), e a segunda é que vou fazer uma série de posts sobre técnicas de memorização variadas para que vocês possam experimentar e ver qual é a melhor para a vossa rotina de estudos - boa notícia certo?

A técnica que vos trago hoje chama-se Técnica da Repetição Espaçada e conheci-a através do meu blog favorito - que vocês devem mesmo conhecer -, o Morando Sozinha.

Como funciona esta técnica?


Explicando de uma forma muito básica, vocês vão estudando a matéria em questão de tempos a tempos, repetindo esse estudo de uma forma estratégica, que pode ser resumida através dos números 1-7-14-30. Ou seja, por exemplo, vocês aprendem sobre a 2ª Guerra Mundial hoje, repetem o estudo amanhã, daqui a 7 dias, daqui a 14 dias e daqui a 30 dias.

Parece confuso? Talvez um bocadinho. Mas juro que resulta. De acordo com alguns estudos quanto mais vezes fazemos uma certa tarefa, como resolver uma forma matemática, mais natural se torna para o nosso cérebro fazer essa tarefa.

Recomendo que vocês vejam este vídeo da Fran que ajuda mesmo a que entendam a técnica mais a fundo.

Apesar dela recomendar que vocês usem o Asana para organizar o vosso estudo, eu acho que vocês podem usar mesmo um caderno ou uma agenda, caso vocês sejam como eu e gostem de ter tudo no papel ahah

Vocês têm alguma técnica para memorizar a matéria mais facilmente?

Enviar um comentário

© planyar. Design by FCD.